Acompanhe nas redes sociais
B8 Projetos Educacionais
  • Home
  • Sobre
  • Projetos
    • OBC
    • IYPT Brasil
  • Mídia
  • Contato
  • English

Comitê Executivo

Presidente
Márcio Dalla Valle Martino

Vice-Presidente
Victor Fujii Ando

Secretário-Geral
Allison Massao Hirata

Vice-Secretário
Albert Nissimoff

Tesoureiro
Marcelo Sandri

Vice-Tesoureiro
Thiago Serra

Conselho Fiscal
Thiago Hidetoshi Nako
Allison Massao Hirata

Equipe

Amanda Oliveira
Andre Hahn Pereira
Bruno Reis
Felipe Pereira
Flavia Hirata
Hugo Marrochio
João Gabriel Faria
Liara Guinsberg
Lucas Frenay
Sabrina Enomoto
 Imagem
A B8 Projetos nasceu de um grande sonho. O estabelecimento da Associação deveu-se não só em razão do interesse comum pelas competições acadêmicas e anseio pela promoção da educação de alto nível, como também pela longa amizade entre seus membros, que remonta aos saudosos tempos de colégio. E foi nessa época que a paixão pelas competições acadêmicas e o intenso gosto pelos estudos floresceram.

O grupo coleciona medalhas em Olimpíadas de Matemática e Física, mas a grande atração pelas competições acadêmicas surgiu em outra competição: a edição brasileira do International Young Physicists’ Tournament 2004 (Torneio Internacional de Jovens Físicos). Inerente ao estilo do torneio, as incríveis (e infindáveis) discussões sobre momento de inércia, reverberação, viscosidade e condutibilidade tomaram conta de alguns meses de nossa adolescência. Passamos algumas tardes com nossos mestres, Júlio César Borella e Lílian Siqueira, misturando reagentes no Laboratório ou rabiscando incessantemente a lousa atrás de respostas.

Os frutos das longas jornadas de estudo foram rapidamente colhidos: os amigos da B8 freqüentaram as melhores escolas de Engenharia do Brasil e do exterior; realizaram estágio em grandes multinacionais e foram premiados por suas escolas e instituições.

Todavia, a lembrança do doce sabor da participação em Olimpíadas Acadêmicas ainda estava viva e clamava por um novo dever. Já dispondo de novos conhecimentos e técnicas, almejávamos organizar olimpíadas. Começamos oferecendo suporte na Olimpíada Paulista de Física, integramos o júri do IYPT em 2005 e em 2006 e eis que o grande momento chegou. Com a vacância na organização da IJSO (International Junior Science Olympiad, Olimpíada Internacional Júnior de Ciências), aceitamos o desafio e em menos de dois meses organizamos e enviamos o nosso primeiro time para a IJSO. O resultado: melhor resultado do Brasil na história da IJSO, com todos os alunos premiados. A façanha nos fortaleceu e mantivemos a trajetória de sucesso na IJSO. Até hoje, todos os alunos selecionados e preparados por nós voltaram para casa com pelo menos uma medalha.

O sucesso da campanha da IJSO nos induziu ao desafio de organizar o IYPT Brasil. Diferentemente de outras olimpíadas, o IYPT requer uma logística complexa e uma organização afinada. São muitos detalhes em um intricado mecanismo, em que uma única peça fora do lugar compromete o funcionamento do todo. E em 2010 fizemos o IYPT 2010 depois de um hiato de três anos e o torneio foi um sucesso. Os fights foram emocionantes, a equipe de apoio foi perfeita e o júri foi composto por um grupo seleto de ex-participantes, professores universitários e nomes ilustres do ensino brasileiro.